Exposição de Zanzal Mattar na Expoingá - 1980

1980

Zanzal Mattar foi técnico eletricista empregado pela Copel até 1971, quando optou pela carreira no mundo das artes plásticas. Montou na avenida São Paulo, entre a avenida XV de Novembro e a rua Néo Alves Martins, o Ateliê Picasso.

Zanzal, que era filho de um argentino, caminhoneiro chamado Antonio Mattar, e da costureira Sumaia, nasceu em 27 de outubro de 1941, no interior de São Paulo. Teve forte influência do tio que era padre, formando sua personalidade caprichosa, criativa e religiosa.


Apesar de várias habilidades como pintor, gravador e escultor, ficou imortalizado localmente pela obra da Via Sacra na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Outra obra pública é o painel do Fórum Municipal na avenida Tiradentes. 

Zanzal Mattar também tem obras expostas fora de Maringá, como um painel que está na Catedral de São Sebastião e Nossa Senhora do Carmo, em Paranavaí, ou mesmo os vários quadros seus que foram entregues aos então príncipes do Japão, Michiko e Akihito, quando de sua visita oficial ao Norte do Paraná, em junho de 1978. Teve um quadro seu que Dom Jaime Luiz Coelho entregou ao então papa João Paulo II. 

As fotos apresentadas são de uma exposição individual de seus trabalhos na Expoingá no ano de 1980. O artista aparece ao lado de um quadro usando barba e boné. 

Zanzal faleceu em 19 de março de 2021, vítima de Covid-19, aos 78 anos.

Veja mais sobre esse artista aqui 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.