Reservatório elevado da Codemar - Anos 1960

1960

Registro do reservatório elevado da Companhia de Desenvolvimento de Maringá (Codemar) em obras, ao longo da década de 1960.

O responsável pela concepção deste projeto foi o arquiteto e engenheiro modernista Gerhard Leo Linzmeyer, especializado em obras de cunho sanitário. Coube a ele desenhar o prédio de processamento químico e de tratamento, a casa das máquinas e bombas de recalque, além do reservatório elevado, com 27 metros de altura, conhecido como caixa d'água em formato de araucária ou pinheiro (para alguns assemelha-se a um guarda-chuva invertido). A Construtora Cruzeiro do Sul, de Carlos Alcântara Rosa, executou as obras. 

A sua conclusão se deu no final de 1967, com inauguração ocorrendo no início de 1968, como um dos últimos atos da gestão do prefeito Luiz Moreira de Carvalho (que aparece de bigode na imagem, sendo o sexto da esquerda para a direita). Contudo, João Paulino Vieira Filho, antecessor daquele Chefe do Poder Executivo, teve maior destaque pela imprensa por este ter sido um projeto iniciado durante o seu quadriênio. 

Em 1980, a Codemar teve a sua concessão transferida para que a Sanepar administrasse a distribuição de água e esgoto pela cidade. 

Desde outubro de 2021, a Estação de Tratamento (ETA), a casa de bombas e a caixa d'água estão tombadas como patrimônio material do Município de Maringá. 

Fontes: Parecer técnico de tombamento de 14 de outubro de 2021 - CEPPAHC / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.