Outros takes da passagem do casal Imperial em Maringá - 1978

1978

Os príncipes do Japão, Michiko e Akihito, desembarcaram em Londrina no dia 20 de junho de 1978, por volta das 10h15. Quem os recepcionou foi o vice-governador do Paraná, Octávio Cesário Pereira Júnior. Os herdeiros do trono japonês haviam passado por Brasília, São Paulo e cidades do interior paulista.  O governador Jayme Canet Júnior estava em Maringá, junto do ex-ministro da Educação Ney Braga, do prefeito municipal João Paulino e grande comitiva, para recepcionar o presidente da República, Ernesto Geisel. Logo que chegou, o presidente se reuniu no saguão do aeroporto para conversar com membros da cúpula da Arena e demais autoridades maringaenses.

Depois, a comitiva seguiu em carreata por Maringá, passando pela avenida Getúlio Vargas, Paço Municipal, avenida Tiradentes, avenida Paraná e, por fim, avenida Colombo, de onde seguiram para a cidade destino daquela manhã. Às 11h45, Geisel, os príncipes do Japão e demais autoridades se encontraram em Rolândia, onde ocorreu a solenidade oficial do IMIN 70 anos. 

Depois, os príncipes seguiram para Maringá de carro às 14h30. Pelo caminho, a comitiva passou pelas cidades de Arapongas, Apucarana, Jandaia do Sul, Mandaguari e Marialva. De Maringá, o presidente Geisel e sua esposa, Lucy, retornaram a Brasília.


Em solo maringaense, por volta das 17h, Michiko e Akihito, junto de autoridades, foram direto para o terreno da futuro sede da Associação Cultural e Esportiva de Maringá, a ACEMA, na atual avenida Kakogawa. Ali foi realizado o lançamento de sua pedra fundamental (conforme primeira imagem). Quem presidiu aquela Comissão de Recepção foi Noboro Okimoto. Na sequência, a comitiva seguiu para o centro da cidade, onde uma grande multidão aguardava para ver de perto o casal imperial. Da ACEMA, seguiram pela avenida Pedro Taques, passando por boa parte da avenida Brasil até chegar a avenida Getúlio Vargas. 

Ao longo do caminho, estudantes das então 38 escolas da cidade os recepcionaram com bandeirinhas do Japão e do Brasil. Na ocasião, 20 mil delas foram distribuídas aos alunos que ficaram espalhados pelas avenidas Brasil e Getúlio Vargas, desde a praça Rocha Pombo até o Paço Municipal, onde a comitiva fez mais uma parada. Na sede do Executivo Municipal, Akihito e Michiko foram recebidos pelo prefeito João Paulino, quando ocorreu a troca de homenagens (o segundo registro mostra a chegada deles no Paço Municipal). 


Durante a noite do dia 21 de junho de 1978, um jantar foi organizado para os príncipes do Japão no Clube Hípico de Maringá.

O casal pernoitou no Hotel Bandeirantes, o mais luxuoso da época. No dia seguinte, em 21 de junho, logo pela manhã o casal imperial visitou o Jardim Japonês, no interior do Parque do Ingá, que foi preparado em caráter de urgência para ser inaugurado naquela oportunidade. Depois daquela que foi a última solenidade em solo maringaense, o casal imperial seguiu para o Aeroporto Regional Gastão Vidigal, partindo para São Paulo e demais cidades brasileiras, onde deram sequência as comemorações do IMIN 70 anos. 

Saiba mais sobre esta visita imperial clicando AQUI

Fontes: Acervo Kenji Ueta - Foto Maringá / Acervo ACEMA / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.