Pioneiro: Rev. Herculano de Oliveira Sampaio Junior

1949

Herculano nasceu a 3 abril de 1918. Atuou como pastor em Mandaguari, mas foi na cidade de Maringá que se tornou o primeiro pastor protestante oficial da Igreja Presbiteriana Independente, de 1949 a 1953.

A Igreja Presbiteriana Independente foi fundada em 1949 na Vila Operária, Rua Santos Dumont. Naquele ano, ao lado de Ulisses Bruder, Herculano definiu a aquisição de um terreno em uma área mais próxima ao "Maringá Novo". O local escolhido é onde hoje fica o Templo da 1ª. Igreja Presbiteriana Independente, na Avenida Tiradentes equina com a Rua Vaz Caminha.

Um quesito quase passa despercebido pelos pesquisadores da história de Maringá: o pastor Herculano de Oliveira Sampoio Junior era negro. Embora perfeitamente aceito por sua comunidade religiosa, sofria discriminação da sociedade.


Organização da Igreja Presbiteriana Independente em 1949 na Vila Operária. Com os fiéis, destacam-se ao centro e sentados os dois pastores negros: Herculano e Jonas.

O Rev. Herculano de Oliveira Sampaio Junior faleceu no dia 21 de abril de 2010.

Fonte: Arquivo da 1ª. Igreja Presbiteriana Independente de Maringá / Colaboração - Sérgio Gini.



Foram encontrado(s) 1 registros relacionados ao pioneiro Herculano de Oliveira Sampaio Junior
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.