Arlindo de Souza durante o serviço militar - 1930

1930

O serviço militar como obrigação do cidadão começou a ser fomentado no Brasil em 1915, por Olavo Bilac, como forma de expressar  amor à pátria, e o quartel, como escola de civismo. Por sua contribuição, o poeta tornou-se patrono do exército e sua data de aniversário, 16 de dezembro, é o dia nacional do reservista, nomenclatura que se dá àqueles que se alistaram no exército e não foram selecionados para prestar serviço. 

No entanto, o serviço como uma obrigação no Brasil só veio a acontecer em 1966, quando começou a valer a lei promulgada em 1964, durante o governo militar na república. 

Mas foi na década de 1930 que Arlindo de Souza prestou serviço militar. Arlindo fez parte da Legião Negra, grupo que pegou em armas para combater as tropas de Getúlio na Revolução Constitucionalista. 


Na imagem, Arlindo aparece vestido de uniforme militar completo. Na outra fotografia, ele aparece  junto com o grupo da Legião Negra e é o único que usa um cachecol escuro. 

Arlindo se elegeu vereador na primeira legislatura de Maringá, alcançando o cargo de Presidente da Câmara. Em 1953 protagonizou o fatídico caso do atentado contra a gramática. Veja mais sobre este inusitado caso aqui

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.