Jardim Japonês do Parque do Ingá - Década de 1980

1980

A Imigração japonesa no Brasil começou oficialmente em 1908. Com a Segunda Guerra Mundial na década de 1940, intensificaram-se as ondas migratórias rumo ao Brasil. Maringá foi um dos pólos de recepção dessa população, que representa 3% dos lotes vendidos na cidade. 

No ano de 1978, comemorou-se 70 anos de imigração japonesa no Brasil, e o então príncipe herdeiro do Japão visitou o país. Maringá entrou na agenda oficial da visita imperial. Para não deixar passar em branco, de afogadilho, o prefeito João Paulino solicitou a construção de um jardim em estilo japonês no Parque do Ingá para receber o casal imperial, o príncipe Akihito e a princesa  Michiko. O casal plantou um ipê no jardim. Veja mais sobre isso aqui.

Na imagem, destacam-se as pontes de madeira em estilo japonês que foram produzidas pela Marcenaria Moderna, de propriedade de Saburo Matsuzawa, inspirado pelas pontes do Jardim Ritsurin em Takamatsu, Japão.

 

Quer ver como o local era antes do jardim japonês, clica aqui.

Atualmente, o jardim chama-se Jardim Japonês Paulo Kenji Ueta, em homenagem ao fotógrafo pioneiro da cidade. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.