Origem do termo "circular" - 1948

1948

Alguns termos acabam ganhando significados especiais para determinados territórios. Esse regionalismo faz com que comunidades se reconheçam e criem uma identidade cultural própria. Não diferente, em Maringá é possível identificar várias possibilidades nesse sentido. Rotatórias ou rótulas viárias que passaram a ser chamadas de balões é um bom exemplo. Dentre vários outros casos, percebe-se que o ônibus do transporte coletivo ganhou um sinônimo bem peculiar: circular. Mas qual seria a origem dessa variação? 


É difícil demarcar a gênese das tradições que, invariavelmente, são inventadas pela sociedade. Mas uma anotação no verso de uma foto de abril de 1948, apresenta uma hipótese bastante plausível. Assim diz o texto: "Esta é a estação nova que ainda não está pronta e o ônibus que corre a cidade com o nome de Maringá-Circular (...)". 

A imagem mostra a estação rodoviária que foi construída na praça em frente às Casas Pernambucanas, na avenida Brasil. Na placa do veículo destinado ao transporte de pessoas havia a seguinte inscrição: Maringá-Circular. Com o número "2" em seu topo, é provável que aquela informação dizia respeito a linha que circulava pela cidade, sendo um dos carros da empresa que prestava tal serviço à época. 

Com o passar dos anos, essas placas passaram a apresentar o destino principal de suas linhas, com o nome de bairros. Mesmo assim, o termo "circular" sobreviveria ao longo das décadas e se tornaria sinônimo de transporte coletivo aos maringaenses. 

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica / contribuição de Veroni Friedrich. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.