Baile popular - Década de 1940

1940


A vida social de Maringá nos seus primórdios era intensa, levando, claro, a época e desenvolvimento da região. Desde o nascimento, Maringá tornou-se o ponto de contato entre diversos agrupamentos rurais da região, sendo o espaço onde aconteciam as trocas comerciais e também sociais. Por aqui, se oferecia a infraestrutura de comércio e serviços, e também de educação e lazer.

Uma dessas possibilidades de encontro, como se apresenta na imagem, é a interação social em um baile popular, realizado no pátio de uma propriedade de madeira, em uma área próxima ao Ribeirão Sarandi. 

O baile foi promovido por ocasião da inauguração do espaço que passaria a funcionar como uma escola. Esta casa, segundo a documentação atrelada à foto, servia de apoio à igreja e era usada como espaço de missas quando vinha à região o padre de Jacarezinho. 

Vê-se em primeiro plano um cachorro de pelo branco que anda tranquilamente entre os brincantes. Atrás destes há um rapazote com um terno e camiseta branca, usando um chapéu de palha, parecendo olhar diretamente para a câmera. Atrás dele, homens e mulheres aos casais, todos vestidos muito bem, dançam cheios de distinção de braços dados. O fundo é tomado pela propriedade de madeira, e, atrás desta, pode-se ver uma espécie araucária, árvore típica do estado mas não muito vista na região Noroeste. Ao lado esquerdo vê-se um jipe, veículo popular nas áreas lamacentas de terra roxa. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá. 

 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.