Fotografia aérea de Maringá em publicidade - 1978

1978



Maringá é uma cidade bastante registrada em fotografias. É possível encontrar imagens de paisagem, incluindo registros aéreos desde o início do desenvolvimento do município. E alguns nomes são recorrentes na iconografia do município. Um desses profissionais é Sérgio Jacques, fotógrafo que contribuiu com diversas publicações jornalísticas. Seu nome aparece creditado diversas vezes na Revista Aqui, durante a década de 1970 e também em edições de O Diário do Norte do Paraná. Abaixo ele aparece com a mão na boca. 



Na propaganda, de sua autoria, Maringá é mostrada do alto. É possível ver a Catedral Nossa Senhora da Glória, distinta no horizonte; o eixo monumental, especialmente no trecho entre a avenida Getúlio Vargas e a praça Raposo Tavares. 

A imagem, que é uma peça publicitária, traz no cabeçalho: “Serginho Jacques andou fotografando os novos ângulos da cidade”. Nessa época se inicia um movimento de verticalização da arquitetura na região, que ganharia ainda mais força nas décadas de 1980 e 1990. 

No rodapé pode-se ler "Modéstia à parte, AQUI é Maringá”. Um jogo de palavras com o nome da revista, que é o que se promove na página, além da imagem da cidade. A propaganda é um dos principais discursos sobre Maringá e sustenta-se ao longo de sua jornada. Desde as publicidades da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, sob a alcunha de “Eldorado”, a publicações como da revista Aqui, até o discurso repetido pela população “melhor cidade para se viver”. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico / Blog Angelo Rigon / Revista Aqui de janeiro de 1979.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.