Pelé com maringaenses - 1965

1965

A cidade estava em clima de festa em maio de 1965. Todos estavam animados para as comemorações do 18º aniversário de Maringá , afinal, dentre as programações haveria um grande jogo no Estádio Regional Willie Davids no dia 16 daquele mês.

O Grêmio Esportivo Maringá, que vinha de uma excelente campanha (dois títulos estaduais e vencido times internacionais que passaram pela cidade), enfrentaria o temido Santos Futebol Clube, time paulista que era composto com elenco estelar. Dentre eles estava Pelé, que havia brilhado nas Copas de 1958 e 1962. 

O Santos entrou em campo com a seguinte escalação: Haroldo, Geraldinho, Coutinho, Mengalvio, Lima, Pepe, Pelé, Peixinho, Laércio, Carlos Alberto e Mauro. Já o Grêmio apresentou Edgar, Edson Faria, Roderley, Edson Barbosa, Danubio, Zuring, Nilo, Luis Roberto, Maurício, Haroldo e Pinduca.  

Com a renda da bilheteria somando mais de Cr$ 36 milhões, o time maringaense não deu mole para o Santos. Mas não teve jeito. Mesmo com a torcida incentivando, os visitantes golearam o Grêmio. O placar final ficou 11 a 1. Só o Pelé cravou dois gois naquela goleada. Edgar foi responsável pelo gol de consolação.  

Algumas pessoas que assistiram aquele confronto disseram que foi belíssimo, com passes longos, dribles e belas jogadas. Por outro lado, pelos bastidores alguns alegaram que foram orientados para não chegarem firmes para evitar que machucassem os jogadores do time paulista, especialmente, o seu craque. E, claro, os olhos da imprensa e dos maringaenses estavam voltados ao Pelé. Algumas pessoas tiveram sorte e fizeram uma foto com o ídolo. 

Na primeira imagem está o então prefeito de Maringá, Luiz Moreira de Carvalho, ao lado do rei do futebol; a segunda mostra Reinaldo de Almeida Cesar com o jogador no campo do Estádio Regional Willie Davids; o último registro traz Georges Anis El Khouri com Pelé, no Grande Hotel Maringá. 

Confira detalhes em vídeo sobre a presença de Pelé em Maringá clicando AQUI

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Acervos das famílias Carvalho, Khouri e Almeida Cesar. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.