Geradores da Usina Diesel Elétrica - 1953 (outro ângulo)

1953

A partir de um convênio com o Estado, em 1953, a luz elétrica seria instalada em Maringá por meio de dois motores movidos a óleo cru. Contudo, com a intervenção do então prefeito Inocente Villanova Júnior, da Câmara Municipal e do Rotary Clube, a cidade adquiriu quatro motores a diesel importados da Suíça - que totalizaram dois mil cavalos de força.

A Usina Diesel Elétrica foi instalada na atual rua Quintino Bocaiúva (onde hoje funciona a Escola Estadual Santa Maria Goretti), com piscinas especiais para resfriamento dos motores geradores de energia. 

Um ano depois, o projeto dessa usina foi levado para Curitiba e confinou na constituição da COPEL.

Na foto que é de 1953, Villanova aparece ao lado de seu assessor jurídico, Dr. Edgar Spanholz, e outro funcionário, acompanhando a chegada dos geradores na Estação Ferroviária de Maringá. 

Fonte: Livro Terra Crua de Jorge Ferreira Duque Estrada / Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Projeto Memória - Boletim nº 4 de julho de 1987 / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.