Reservatórios da Codemar - Anos 1970

1970


Datando da década de 1970, a imagem foi feita a partir do meio do terreno que era ocupado pela Companhia de Desenvolvimento de Maringá, a Codemar, às margens da avenida Pedro Taques, via que aparece na extrema direita. 

Em 1962, o prefeito João Paulino idealizou uma autarquia para viabilizar o abastecimento de água tratada pelo município. O projeto seria realizado e inaugurado apenas no final do mandato de Luiz Moreira de Carvalho, no início de 1969.

Instalado na Zona Norte de Maringá, as estruturas contavam com amplo espelho d’água, um prédio revestido de vidro e o famoso reservatório elevado em formato de araucária, desenhada pelo arquiteto e engenheiro modernista Gerhard Leo Linzmeyer, especializado em obras de cunho sanitário. No detalhe vemos dois dos reservatórios da Codemar, o coberto e o elevado.

Em 1980, a Companhia de Desenvolvimento de Maringá deixaria de atuar para que a Sanepar, em nome do governo do Estado, assumisse tal função no município. 

Fontes: Acervo da Família Lopes Leal / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.