Pioneiro: Guilherme Mayer

1950

Registro do pecuarista e empresário Guilherme Mayer junto de Remo Longo, gerente do Banco do Brasil e presidente do CTG-Rincão Verde, em fevereiro de 1985.

Na oportunidade, Mayer assinava o seu título de sócio-proprietário do clube de tradições gaúchas de Maringá, o qual já possuía a área para a sua implantação na PR-317, saída para Floresta. As obras teriam início dentro de pouco tempo. 

Guilherme Mayer é considerado o primeiro motorista da Viação Garcia, empresa fundada em Londrina por Celso Garcia Cid em 1934. 

Nascido na Alemanha em 1912, mudou-se para o Brasil com a família no ano de 1924, passando a residir na cidade de Paraguaçu Paulista. Ao longo dos anos 1930, Mayer foi tentar a sorte em Londrina, onde dirigiu as catitas da Viação Garcia. 

Depois foi para Rolândia, cidade que fundou a Casa Guilherme (foto). O estabelecimento de secos e molhados se tornou ponto de parada para viajantes e agência dos Correios para as famílias da região que eram, predominantemente, alemãs. 


Na década seguinte mudou-se para Arapongas, vindo a constituir uma serraria. Na sequência adquiriu uma grande área da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná às margens do rio Ivaí, próximo de Maringá. Nesse local abriu a Fazenda Ouro Verde a partir da década de 1950. Milhões de pés de café foram cultivados por Mayer nessa propriedade. 

Após grande vendaval, que devastou os cafezais, sua família optou pela produção da pecuária leiteira. 

Guilherme Mayer faleceu em 1º de janeiro de 1998, aos 86 anos. Sua esposa Helena, junto dos quatro filhos, seguiram com os negócios do patriarca. Na época de sua morte, a Fazenda Ouro Verde possuía um dos melhores plantéis de gado holandês do Paraná. 

Fonte: O Diário do Norte do Paraná - 1 de março de 1985 / Folha de Londrina - 6 de janeiro de 1998 / Acervo CMNP / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 



Foram encontrado(s) 1 registros relacionados ao pioneiro Guilherme Mayer
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.