A Catedral e o avião - Início dos anos 1970

1970


Não há informações sobre o curioso registro feito pelo dentista Laércio Nickel Ferreira Lopes. 

Produzido no início da década de 1970, a imagem mostra a Catedral Nossa Senhora da Glória em fase final de suas obras. Mais ao fundo e distante, embora a ilusão de ótica indique o contrário, uma grande aeronave manobra sobre Maringá. Aquele parece ser um Transall C-160, modelo de transporte militar.

Também conhecido simplesmente como C-160, aquele foi um avião de origem franco-alemã, desenvolvido para as forças aéreas dos dois países e também para a África do Sul. Três protótipos voaram em 1963, seguido por aeronaves de pré-produção em 1965 e de produção efetiva em 1967. 

Segundo o leitor e piloto Gabriel Pinhatti, trata-se do modelo C-115 Buffalo da FAB - Força Aérea Brasileira. Na época da foto a aeronave era recém chegada ao Brasil, muito provavelmente esse Buffalo provavelmente era do 1°/ 1° GTT ( esquadrão Zeus ) do Rio de Janeiro ou do PAMA-SP que usava essa aeronaves para prestar apoio logístico a manutenção de outras aeronaves da FAB.

Se tiver mais informações, deixe um comentário. 

Fontes: Foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.