Grupo Escolar Castro Alves - 1960

1960

Registro do Grupo Escolar Castro Alves em 1960. Esse estabelecimento de ensino serviria de base, junto de outra instituição, para a criação do atual Colégio Estadual Dr. José Gerardo Braga. 

O Grupo Escolar Castro Alves foi criado em 1955 no Maringá Velho, na mesma quadra da Escola Visconde de Nacar. Entretanto, a entrada da Escola Visconde de Nacar ficava na atual rua Santa Joaquina de Vedruna, enquanto que a do Grupo Escolar Castro Alves estava voltada para a atual rua Octávio Scramin (em frente ao portão do Colégio Santa Cruz). 

No início da década de 1970 houve grande movimentação para que o Estado implantasse um estabelecimento de ensino de grau médio no Maringá Velho. Em dezembro de 1975, o então secretário de Estado da Educação, Borsari Neto, prometeu viabilizar fundos para que fossem construídos novos prédios para abrigar as escolas Visconde de Nacar e Castro Alves. 

A curiosidade é que ambos os grupos escolares funcionaram simultaneamente para atender o mesmo local, tendo o mesmo nível de séries de formação (ensino básico, 1.ª a 8.ª séries).  

Por solicitação da administração da escola, o Governo do Estado do Paraná, por meio do decreto n° 1996/76, retificou o art. 2° do decreto 1469/75, passando a vigorar o seguinte texto: “O Grupo Escolar Visconde de Nácar, Grupo Escolar Visconde de Nácar Noturno e o Grupo Escolar Castro Alves passaram a constituir um único estabelecimento, sob a denominação de Escola Estadual Dr. José Gerardo Braga - Ensino Regular e Supletivo”.

Fonte: Arquivo do Colégio Estadual José Gerardo Braga / Acervo Maringá Histórica / Contribuição de Marco Antonio Deprá.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.