Pioneiro: Galileu Pasquinelli Filho

1940

Galileu Pasquinelli Filho nasceu em 18 de setembro de 1924. Chegou a Maringá na segunda metade da década de 1940.



Como médico, atuou na cidade em um consultório que manteve na rua Octávio Periotto (foto), em frente ao então Grupo Escolar do Maringá Novo (hoje Escola Municipal Dr. Oswaldo Cruz). Ainda, participou como sócio fundador da Sociedade Médica de Maringá, em dezembro de 1949. 

Também foi um dos proprietários do Hospital e Maternidade São José, inaugurado no final da década de 1940. Localizado na avenida São Paulo, entre as ruas Santos Dumont e a então Aquidaban (atual Néo Alves Martins), foi o primeiro hospital a possuir aparelho de raio-X na cidade. 

Décadas depois, em uma parte do terreno onde funcionava o Hospital e Maternidade São José seria construído o então Aspen Park Shopping, chamado hoje de Maringá Park. Na outra área do terreno ficava o Hospital Modelo. 

O médico Galileu Pasquinelli Filho era casado com Guayres de Azevedo, com quem teve quatro filhos: Galileu Neto, Glauco, Gilberto e Gláucia. 

Pasquinelli faleceu aos 91 anos, em 20 de agosto de 2016.

Fonte: Contribuição de Marco Antonio Deprá / Acervo Blog do Rigon / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 



Foram encontrado(s) 3 registros relacionados ao pioneiro Galileu Pasquinelli Filho

1949

Hospital e Maternidade São José - 1949

Hospital e Maternidade São José em imagem de 1949.Localizado na avenida São Paulo esquina com a então rua Aquidaban (hoje Néo Alves Martins), esse estabelecimento de saúde, que foi o primeiro a possuir aparelho de raio-x, foi fundado pelos médicos e colegas de turma Galileu Pasquinelli Filho e Waldemar Prandi. Posterio[...] Leia mais


1951

Maçonaria - Instituição da Loja da Justiça

A primeira Loja Maçônica fundada em Maringá foi a Loja da Justiça, instituída a 22 de setembro de 1951. Constam como fundadores: Adolfo Andreucetti, Fernando Trocano, Flávio Pasquinelli, José Pacheco, José Ribeiro de Faria e Pompeu Adelardo Guibilei.Loja Maçônica da Justiça, localizada na Avenida Itororó, 101. O prédio[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.