Ponto de Carroça - Década de 1970

1970


O transporte de tração animal é tão antigo quanto a civilização, mas é especialmente utilizado em zonas rurais, até os dias atuais. No entanto, pouco visto em espaço urbano por conta das legislações atuais.  

A imagem mostra um ponto de carroças para aluguel na década de 1970. Dois destes veículos estão estacionados, sendo tracionados por burros. No lado direito da imagem é possível ver o seu condutor. 

O transporte de tração animal era utilizado para realizar frete de mercadorias, especialmente dentro dos limites da cidade. Tanto para mudanças quanto para o  transporte de mercadorias, esses profissionais eram solicitados por clientes e proprietários do comércio local. 

Um dos primeiros pontos de carroça no Maringá Novo ficava próximo da Estação, na altura da antiga praça das Nações Unidas - Baluarte da Paz

É possível que o local tenha sido transferido para outra área em virtude da Lei Nº 263, de 11 de setembro de 1963, que institui o Conselho Municipal de Trânsito, assinada pelo presidente da Câmara, Mário Clapier Urbinati. O artigo 7º reza “Compete ao Conselho I - Fixar e extinguir os locais, denominados de pontos de estacionamento de automóveis (táxi) de passageiros, ainda os de caminhões, carroças e charretes, a frete dentro do Município de Maringá”.


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.