Cerealista da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná - Década de 1960

1960


A Companhia de Terras Norte do Paraná (depois Companhia Melhoramentos Norte do Paraná) foi a empresa responsável pela colonização da cidade de Maringá. Proprietária e negociadora de terras, sua principal função era a administração do uso e da ocupação do solo, especialmente até a emancipação da cidade e a formação do governo municipal. 

Mas a Companhia não limitava seus negócios à área de corretagem. Possuía também uma seção industrial que contava com pedreira, serraria, fábrica de esquadrilha e olaria e cimento. E, como a principal produção econômica da época era o café, não é de se estranhar que a Companhia estivesse empregada no ramo. 

A imagem mostra o maquinário no interior da cerealista de propriedade da Companhia na década de 1960. O café possuía uma grande variação de preço de acordo com a safra. Uma das operações de mercado era a especulação de preço, que consistia em comprar o grão no período de baixa e vender quando o preço aumentava. 

Desastres naturais como geadas podem comprometer a safra fazendo a cotação do café disparar, e as ótimas condições de produção poderiam sobrecarregar o mercado fazendo o preço despencar. Alguns empresários da época fizeram verdadeiras fortunas apenas realizando sua especulação financeira, sem mesmo produzir nenhum grão. 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.