Jorge de Macedo Vieira - 1970

1970


Um dos grandes orgulhos maringaense é o fato de a cidade ter sido planejada. O traçado orgânico, de ruas largas, e a arborização compõem uma paisagem que é um marco importante no pertencimento local. 

A ideia foi primeiro desenvolvida por Cássio da Costa Vidigal e Gastão de Mesquita Filho, que rascunharam um esboço enviado ao urbanista paulista Jorge de Macedo Vieira (1894-1978), que foi formado pela Escola Politécnica da Universidade do Estado de São Paulo. Macedo também foi responsável por projetar diversos bairros paulistanos como a Vila Formosa, a Vila Maria, a Chácara da Moóca e Rolinópolis.

Embora Maringá não seja tecnicamente uma cidade jardim, segundo os preceitos do Urbanismo, possui algumas características do movimento criado pela empresa inglesa Companhia City no Brasil. “Isso se deve ao fato de Macedo Vieira ter trabalhado junto com o mestre Barry Parker, urbanista inglês que veio ao Brasil, especificamente a São Paulo, projetar o Jardim América e outros bairros”.

A cidade planejada por Jorge de Macedo dobrou de tamanho para o outro lado da avenida Colombo, que margeava a cidade no plano original

A obra do urbanista foi abordada na exposição “O Urbanismo de Engenheiro Jorge de Macedo Vieira”, por ocasião da IV Bienal Internacional de Arquitetura que ocorreu em São Paulo, entre os meses de novembro de 1999 e janeiro de 2000.

A imagem, por outro lado, é de 1970, quando o profissional concedeu uma entrevista sobre sua obra. 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / O jardim da saúde na exposição do engenheiro Jorge de Macedo Vieira, na IV Bienal Internacional de Arquitetura (1999/2000). 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.