Sussumo Itami, o japonês voador

1963


Natural de Rondon, no noroeste do Paraná, Sussumo Itami nasceu em 1937. 

Com porte físico adequado para o atletismo e seu gosto por esportes, Itami se capacitou para competir. Em 3 de janeiro de 1963, depois de várias vitórias, participou da 5ª edição da Prova São Silvestre de Maringá. Identificado pelo nº 39, chegou em primeiro lugar. Tendo disputado pela equipe de Paranavaí, fez o percurso em 15 minutos, 25 segundos e 16 décimos.

Integrando a equipe de Maringá, também venceu os Jogos Abertos do Paraná que ocorreram na cidade em setembro de 1963. Aquele foi o mesmo ano que Sussumo Itami venceu a 28 de Janeiro, tradicional prova de Apucarana. O corredor estava no auge quando uma tragédia encerrou sua carreira. 


Com um futuro promissor no atletismo, infelizmente, Sussumo Itami faleceu aos 26 anos em novembro de 1963. Segundo Shiniti Ueta, que presenciou o acidente, o corredor estava desmontando uma barraca feita de toras de coqueiro, a qual havia sido utilizada para um casamento na Fazenda Nova União, em Paraíso do Norte. Ele estava sobre uma das vigas, quando tirou o prego que a fixava e saltou para o chão. A viga, descontrolada, caiu sobre sua cabeça. A morte foi instantânea. 

Com isso, em novembro de 1971 o prefeito Adriano José Valente criou a Prova Rústica Sussumo Itami, em homenagem ao corredor de destaque. Sua realização permaneceu no último dia do ano, assim como a São Silvestre. Nas três primeiras edições da prova, ocorridas entre 1971 e 1973, o vencedor foi Vicente Pimentel Dias.

Fontes: Família Itami / Contribuições de Shinit Ueta / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.