Distrito de Floriano – Sua formação territorial

1951

Com texto de Marco Antonio Deprá.

A Lei Estadual nº 790, de 14/11/1951, criou o município de Maringá e o distrito de Floriano. As divisas entre o distrito Sede de Maringá e o distrito de Floriano eram as seguintes: começam no Ribeirão Pinguim, na foz do Córrego Borba Gato daí em linha reta alcança a cabeceira do Ribeirão Paissandu, de onde por outra reta seca rumo oeste na direção da cabeceira do Ribeirão Condor segue até alcançar a divisa do município.


Figura 1 – Imagem Google – Mapa do município de Maringá de acordo com a descrição contida na Lei Estadual nº 790, de 14/11/1951. Em amarelo o distrito Sede de Maringá e em branco o distrito de Floriano.


Figura 2 – Imagem Google – Município de Maringá – Nota-se que todo o perímetro urbano de Maringá está ao norte da linha divisória original (em branco) entre o distrito Sede de Maringá e o distrito de Floriano.

A Lei nº 4.245, de 25/07/1960, criou diversos municípios no Paraná, dentre os quais Paiçandu, Floresta, Ivatuba e Floriano, desmembrados do município de Maringá. 

Por aquela lei, a divisa entre os municípios de Floriano e Maringá começa na cabeceira do Ribeirão Paiçandu, donde em reta, por uma linha seca no sentido NE alcança a cabeceira do Ribeirão Borba Gato, o qual desce até a sua foz no Ribeirão Pinguim. Com o município de Aquidaban, a divisa começa na foz do Ribeirão Borba Gato, no Ribeirão Pinguim, desce por este até a foz do Córrego Inajá. Com o município de Floresta, começa na foz do Córrego Inajá, no Ribeirão Pinguim, donde em reta, por uma linha seca, no sentido Oeste, alcança o Ribeirão Paiçandu, na foz do Córrego Calixto.  E finalmente, com o município de Paiçandu, começa na foz do córrego Calixto, no Ribeirão Paiçandu, sobe por este até a sua cabeceira.


Figura 3 – Imagem Google – Mapa do município de Floriano, de acordo com a Lei nº 4245, de 25/07/1960.

No mapa abaixo é possível verificar a área remanescente do município de Maringá após a criação dos quatro novos municípios.


Figura 4 – Imagem Google – Território do município de Maringá, após a criação dos municípios de Paiçandu, Floresta, Ivatuba e Floriano através da Lei nº 4245, de 25/07/1960.

De acordo com uma coluna de política na edição de 05/04/1961 do periódico Diário da Tarde, de Curitiba, a criação do município de Floriano foi uma iniciativa de Néo Alves Martins, que faleceu poucos meses depois, em 12/02/1961, durante a vigência se seu mandato como deputado estadual. Ainda de acordo com o colunista, o deputado estadual Haroldo Leon Peres, líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, e adversário político de Néo Alves Martins, foi o autor do projeto de lei de extinção do município de Floriano.

O projeto lei foi aprovado e a extinção do município de Floriano se deu por meio da Lei Estadual nº 4.390, de 10/07/1961. Dessa forma, o município de Maringá incorporou ao seu território a área do extinto município de Floriano. 


Figura 5 – Imagem Google – Território do município de Maringá após a promulgação da Lei Estadual nº 4.390, de 10/07/1961. Assim permanece até os dias atuais.

A Lei Ordinária Municipal nº 1.811, de 02/10/1984, de autoria do vereador Kazumi Taguchi, definiu as divisas do distrito de Floriano, a saber: começam na cabeceira do Ribeirão Paiçandu, donde, em linha reta, por uma linha seca, alcança a cabeceira do Ribeirão Bandeirantes (do Sul); deste ponto, em linha reta, por uma linha seca, alcança a nascente do Córrego Borba Gato; deste ponto, desce pelo Córrego Borba Gato até sua foz, no Ribeirão Pinguim; descendo pelo Ribeirão Pinguim, segue até a foz do Córrego Inajá; deste ponto, segue divisando com o município de Floresta em linha reta, por uma linha seca, no sentido oeste, alcançando o Ribeirão Paiçandu, na foz do Córrego Calixto; deste ponto, divisando com o município de Paiçandu, sobe pelo Ribeirão Paiçandu até sua cabeceira, ponto de partida desta divisão.


Figura 6 – Imagem Google – Território do distrito de Floriano, no município de Maringá, de acordo com a Lei Ordinária Municipal nº 1.811, de 02/10/1984.

Em 22/07/1985, a Lei Estadual nº 8.127, de autoria do Deputado Estadual Ferrari Júnior, ratificou a alteração das divisas do distrito de Floriano, no município de Maringá, seguindo a mesma descrição contida na Lei Ordinária Municipal nº 1.811, de 1984, de autoria do Vereador Kazumi Taguchi.

A Lei Municipal Complementar nº 957, de 16/10/2013, estabeleceu o perímetro urbano do distrito de Floriano e o perímetro da Zona Industrial do distrito de Floriano, esta última situada à margem da rodovia PR-317.

Na área do distrito de Floriano, pertencente ao município de Maringá, atualmente há diversos loteamentos e instalações implantadas, a saber:

- Aeroporto Regional;
- Parque Industrial da Cocamar;
- Conjunto Habitacional Industrial;
- Conjunto Habitacional Itaipu;
- Estação Ferroviária;
- Jardim das Estações;
- Jardim Nilza;
- Parque dos Cerealistas;
- Parque Industrial II;
- Parque Industrial Mário Bulhões da Fonseca; 
- Parque Industrial Rosa dos Ventos; e
- Parte da área do Horto Florestal, dentre outros.

Fontes: texto e contribuição de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.