Coleta e tratamento de água em Maringá - 1966

1966


Hoje, o fornecimento de água em Maringá fica à cargo da Sanepar, a agência de saneamento do estado do Paraná. Mas nem sempre foi assim. 

Com o objetivo de solucionar o problema de abastecimento de água em Maringá, foi elaborada a Lei Municipal n.º 236, de 14 de dezembro de 1962, durante a gestão do prefeito João Paulino Vieira Filho. Aquela legislação autorizou a constituição da sociedade de economia mista denominada Companhia de Desenvolvimento de Maringá - Codemar.


O Anuário de 1966, editado por Antenor Sanches, traz imagens sobre as obras de Codemar. A primeira mostra a construção da estação de captação de águas. Elegeu-se o rio Pirapó, afluente do Ribeirão Sarandi, como fonte de coleta. A segunda traz a avenida Pedro Taques, região selecionada para abrigar a estação de tratamento e o seu reservatório elevado. 

Antes da Codemar, o abastecimento de água era feito por poços artesianos individualizados. Contudo, havia uma empresa que atendia de forma ampliada o serviço. Administrada por Antônio Marin Filho, aquele serviço privado era servido de  vinte poços que ofertavam água encanada mediante o pagamento de uma taxa de 800 cruzeiros ao mês. 

Com a fundação da Codemar, a prefeitura tornou ilegal a atividade de Marin. Para impedi-lo de proceder com os serviços,  o Poder Executivo atuou jogando óleo em seus poços e perfurando canos de abastecimento espalhados pelas ruas. Veja mais aqui

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.