Avenida Cerro Azul - Década de 1960

1960


Avenida Cerro Azul, provavelmente, na década de 1960. Abaixo, ao lado esquerdo, surge o Posto Jomar. Ao centro está a então praça Caravelas, posteriormente renomeada de Pedro Álvares Cabral (Patinação/Banks). Ao fundo é possível identificar o Cemitério Municipal. As construções e edificações se encerravam ali, apesar dos menos favorecidos não terem opção e acabarem se instalando próximo ao Campo Santo.

Pela avenida, quase ao lado do posto de combustíveis, à esquerda, ficava a sede da União Maringaense de Estudantes Secundaristas (Umes). Tratava-se, à época, de uma associação de amparo e fomento ao grupo estudantil da cidade, fundada em 1959 e instalada no terreno doado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Matinha uma arquitetura modernista icônica. O espaço também foi utilizado como restaurante estudantil, e, durante curto período, como casa do estudante. 

A Umes, que tinha uma diretoria de cultura, realizava festivais estudantis de música, concurso de beleza e de pintura, dentre outras atividades. 

Fontes: Acervo da Família Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.