Fatura de Jorge de Macedo Vieira - 1946

1946

No início da década de 1940, o escritório do paulista Jorge de Macedo Vieira foi contratado para conceber o plano urbano de Maringá. Encomendado pela Companhia de Terras Norte do Paraná, Macedo teve a tarefa de materializar os rascunhos elaborados pelos engenheiros Cássio da Costa Vidigal e Gastão de Mesquita Filho, aplicando-lhes os modernos conceitos de "cidade jardim" que havia adquirido em sua experiência na Europa. 

A proposta visava que o traçado da cidade seguisse a topografia do terreno, com ruas curvas e ruas retas, preservando, ainda, duas grandes áreas de mata nativa para serem utilizadas como filtros naturais doe ar. 

É provável que o escritório de Macedo tenha finalizado os trabalhos entre 1945 e 1946, tendo a colonizadora, a partir das entregas, iniciado a abertura das ruas e avenidas pela região que ficaria conhecida como Maringá Novo. 


O raro documento, levantado pela mestre em arquitetura Talita Rezende, apresenta uma série de informações relevantes sobre aqueles serviços prestados. Primeiro, o escritório de Macedo funcionou na rua da Boa Vista, nº 3 - 7º andar, em São Paulo; segundo que foram desenvolvidos dois anteprojetos para Maringá, e, portanto, não se sabe qual foi o escolhido; terceiro, quem contratou os trabalhos de Macedo foi a Construtora de Imóveis e Financiamentos São Paulo (Construtora São Paulo S/A), de propriedade de Celso da Costa Vidigal, irmão de Cássio e Gastão Vidigal, membros da diretoria da Companhia de Terras Norte do Paraná; quarto, a pendência foi faturada em 4 de junho de 1946 por Cr$ 35 mil.

Fontes: Indústria e espaço urbano: um estudo sobre a zona 10 em Maringá, dissertação de mestrado de Talita Rezende Torcato Pereira / Universidade Estadual de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.