Busto de chapéu - 1995

1995


Em 1º de setembro de 1995, a fim de ilustrar matéria sobre a onda de calor que assolava Maringá, o impresso O Diário do Norte do Paraná inseriu uma pitoresca imagem: o busto de Joubert de Carvalho com um chapéu. Alguém colocou, despretensiosamente, o item sobre a obra de arte e isso serviu de base para a criatividade do jornalista, que estruturou a seguinte legenda: "Alguém colocou um chapéu na cabeça do busto do compositor Joubert de Carvalho - na praça Raposo Tavares - para protegê-lo do sol forte, ontem". 

Segundo matéria, 31 de agosto havia sido o dia mais quente e seco até então naquele ano de 1995. A partir de dados da Estação Climatológica da UEM, a umidade relativa do ar estava apenas a 19% às 13 horas e os termômetros bateram os 34,6º. Tratou-se de um clima atípico para o inverno no sul do país. 

A foto que registrou aquela situação foi feita por Walter Fernandes. 

Fontes: O Diário do Norte do Paraná de 1º de setembro de 1995 / Foto - Walter Fernandes / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.