Centro de Processamento de Dados do Banestado - Anos 1990

1990


O registro da década de 1990 mostra o Centro de Processamento de Dados da Banestado S.A. Informática (Bisa) que funcionou em Maringá. 

Localizada na avenida Carlos Borges, as amplas instalações serviram para que a Bisa, empresa vinculada ao Banestado, atendesse  agências bancárias de Maringá e região. No local trabalhavam analistas, processadores de sistemas e outros profissionais que mantinham em funcionamento a ainda arcaica rede de comunicação informatizada. 

Em seus tempos áureos, a diretoria de informática do Banestado foi composta por um gigantesco complexo com quatro grandes Centros de Processamento de Dados (CPDs): em Cascavel, Londrina, Maringá (foto) e Curitiba. 

Necessário destacar que na década de 1970, a Bisa foi responsável pelo início da automação bancária no Banestado. Na época, o sistema era regido pelos terminais de digitação existentes nas agências e departamentos, onde ao final do dia eram lançadas as junções com seus respectivos números e valores, assim como os tipos de documentos que os compunham, para, posteriormente, serem confrontados em complexas e extensas listas de conciliação. 

Em 1997, houve o fechamento da Bisa na região e os serviços de sua natureza foram transferidos para Curitiba. No ano 2000, o Banestado foi leiloado e arrematado pelo Itaú Unibanco. 

Dessa forma, o antigo CPD do Banestado em Maringá foi ocupado pelo Centro de Convenções Araucária. Posteriormente, o espaço tornou-se a central administrativa da Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD), grupo que engloba as redes Amigão Supermercados e Stock Atacadista. 

Fontes: Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.