Augusto Cesar Viana Espínola, primeiro Juiz da 2º Vara - 1956

1956

Após a instalação da Comarca do de Maringá em 1954, tendo Zeferino Mozzato como primeiro juiz da 1ª Vara, abriu-se caminho para a instalação da 2ª Vara, ocorrida em 1956, vindo a ser assumida pelo juiz Augusto Cesar Viana Espínola.

Espínola iniciou sua carreira como oficial de infantaria do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial. Após o período de serviço militar, resolveu cursar Direito.

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Paraná em 1945, ocupou o cargo de Promotor Público da Comarca de Sengés. Posteriormente, foi nomeado advogado na Consultoria Geral e na Procuradoria do Estado. Foi depois consultor jurídico da Secretaria de Saúde e de Assistência Social do Paraná.

Alçou-se ao cargo de Juiz na Comarca de Bandeirantes em 1949, e lá permaneceu até sua promoção para a 2ª Vara da Comarca de Maringá, instalada em 10 de maio de 1956, período de aniversário de nove anos de fundação da cidade. 

Um de seus filhos, Carlos Eduardo Andersen Espínola, também ocupou o cargo de desembargador do  no Paraná. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.