Zeferino Mozzato Krukoski, primeiro Juiz da Comarca de Maringá - 1954

1954

Maringá, antes de se emancipar em 1952, pertencia ao Município, e, consequentemente, a Comarca de Mandaguari. Com o seu desmembramento e elevação,  ordenou-se pelo Judiciário a instalação de uma Comarca de 3º instância no recém-criado Município.

Deu-se em 9 de março de 1954 a solenidade de instalação do Fórum da Comarca de Maringá. Neste evento também foi empossado o juiz de direito Zeferino Mozzato Krukoski, que passou a comandar a nova unidade judiciária do Paraná, que foi instalado provisoriamente em um edifício localizado na avenida Brasil, quase esquina com a avenida São Paulo. 

O magistrado Zeferino Mozzato Krukoski nasceu no dia 6 de julho de 1920 em São Mateus, sudeste do estado do Paraná. Serviu como juiz em diversas cidades como  Bocaiúva do Sul, Mandaguari, até vir para Maringá, onde permaneceu por dez anos. 

Em 1973 foi promovido a desembargador. Aposentou-se em 1990 e faleceu em 31 de dezembro de 1991. É patrono do Fórum da Comarca de Colorado e do Fórum Eleitoral de Cianorte. Em 2020, com as comemorações de seus 100 anos de nascimento, homenageou-se o magistrado que, durante 44 anos de carreira, contribuiu para o prestígio e o renome do Poder Judiciário do Estado.

Foi homenageado também em Maringá com a titulação de um  Centro Municipal de Educação Infantil. o CMEI Desembargador Zeferino Mozzato krukoski está localizado à rua Pioneiro Olindo Alcini, n.º 833, no Conjunto Thaís, tendo sido inaugurado em março de 1992, conforme decreto n.º 387/92.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / SEDUC: CMEI Desembargador Zeferino Mozzato Krukoski / Maringá Ilustrada(1947-1957) / Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR)- Centenário de Zeferino Krukoski.



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.