Pioneiro: Pe. Emílio Clemente Scherer

1938

Emílio Clemente Scherer nasceu na província de Alsácia, na Alemanha, em 1888. Ele migrou para o Brasil no ano de 1938, para fugir do nazismo. No novo país, instalou-se na cidade de Rolândia-PR.

Sua vinda foi complexa e ainda é recheada de detalhes à serem analisados. Segundo relatos e documentos, o Pe. Emílio C. Scherer, ainda na Alemanha, soube do Paraná por meio da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). Como o nazismo perseguia opositores, Scherer negociou com a Companhia uma compra de lotes "mascárada". Isto é, ele comprou cotas da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, de propriedade da CTNP, e chegando ao estado, trocou os valores das ações em lotes.

É considerado o primeiro Padre de Maringá. Foi ele que edificiou a primeira capela da cidade - a Capela São Bonifácio - em um local de 400 alqueires. Emílio Scherer pode ser considerado um empreendedor, pois ainda instituiu uma olaria e uma hospedaria/convento em sua fazenda. Este ponto, tempos depois com a sua partida, ficou conhecido como a Fazenda dos Padres Palotinos.

Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Marnigá / Acervo Maringá Histórica.



Foram encontrado(s) 3 registros relacionados ao pioneiro Emílio Clemente Scherer

1944

Pe. Emílio Clemente Scherer - 1944

Raro registro em alta resolução do padre alemão, o primeiro a chegar em Maringá, Emílio Clemente Scherer, no ano de 1944.Na oportunidade, o padre que construiu a Capela São Bonifácio, a primeira da cidade, participava da inauguração do Hospital Santa Cruz, de propriedade do médico Lafayette da Costa Tourinho (o segund[...] Leia mais


1940

Emílio Clemente Scherer

As raras imagens mostram a Capela São Bonifácio e o padre Scherer em sua residência, localizada na fazenda de mesmo nome, ao longo da década de 1940. Tratam-se de fotos inéditas. O padre Michael Emil Clement Scherer (popularizado na região como Emílio Clemente Scherer) nasceu francês, na Alsácia Lorena, mas com a anexação desse território pela Alemanha, na Primeira Guerra Mundial, ele optou pela nacionalidade alemã e entrou para o seminário, concluindo seus estudos e se tornando padre.Com grande[...]

Leia Mais


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.