Catedral Nossa Senhora da Glória - Final da década de 1950

1950

Imagem da Igreja Matriz de Maringá, a Catedral Nossa Senhora da Glória. Possivelmente, este registro tenha sido feito no final da década de 1950 (entre 1957 e 1958).

Existem muitos relatos acerca da Igreja Católica de Maringá. Apesar da pedra fundamental da Igreja Santísima Trindade, que se tornou Nossa Senhora da Glória, ter sido lançada em 1948 e inaugurada em 1950, a primeira estrutura católica a se instalar na cidade foi a Capela São Bonifácio, erigida pelo alemão Emílio Clement Scherer, em 1940. Scherer foi o único padre deste região até meados de 1945. Ele era responsável pelas homilías em sua capela e, mais tarde, também na Capela Santa Cruz que havia sido concluída em 1946, no Maringá Velho. Contudo, a então Companhia de Terras Norte do Paraná, que planejava a expansão urbana para outra região mais plana, não aceitou que a igreja matriz ficasse instalada no Maringá Velho. A partir daí, em 1948, é lançada a pedra fundamental da futura catedral da cidade, localizada no coração de Maringá. 

A Santa Cruz, que tinha alcançado em determinado momento da década de 1940 o status de igreja, foi rebaixada a capela. Emílio Clemente Scherer, em pouco tempo perdeu espaço para outros padres, até porquê ele também tinha gerado conflitos contra a colonizadora e não tinha bom relacionamento com o então bispo de Jacarezinho Dom Geraldo de Proença Sigaud. No início dos anos 1950, Scherer deixa Maringá.

Fonte: Foto - Francisco de Almeida Lopes / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.