Antenor Sanches e Lucrécia Vareschini Sanches - Década de 1990

1990

Natural de Santa Catarina, nascido no distrito de Rio Uruguai, no município de Campos Novos, “Antenor Sanches é quase um sinônimo de Maringá”. Foi assim que a Revista Tradição o definiu em reportagem publicada  no início de 2013. 

Antenor chegou em Maringá em 1947, mesmo ano em que a Companhia de Terras Norte do Paraná lançou oficialmente o empreendimento Maringá. Em 1949, casou-se na Capela Santa Cruz com a professora  Lucrécia Vareschini, a quem conheceu no natal do ano anterior. Quem celebrou o casamento foi o primeiro padre de Maringá, Emílio Clemente Scherer. Tiveram seis filhos (Luiz Marcos, Vera Maria de Fátima, Yone Maria da Glória, Antenor, Yane Aparecida e Helen Jaqueline) e 10 netos. 

Antes de vir para Maringá, Antenor morava em Caçador (SC), onde tinha uma agência de distribuição de impressos. Por convite de Vicente Vareschini, funcionário da Companhia, veio conhecer a cidade. Aqui conheceu a irmã do amigo, dona Lucrécia, com quem casou-se. Foi um fator determinante para sua permanência na cidade. 

Antenor foi funcionário público, radialista e vereador por 26 anos, autor de cerca de 300 leis. Amante da palavra, ele também foi membro da Academia Maringaense de Letras, sendo um dos membros fundadores. 

Dona Lucrécia faleceu  no dia 27 de novembro de 2000. Antenor Sanches faleceu aos 89 anos, em junho de 2016, depois de sofrer um infarto agudo. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.