Documentário sobre padre Scherer tem identidade visual inspirada no estilo gótico alemão

2022


O primeiro documentário histórico internacional de Maringá apresenta a sua identidade visual, criada pela Sol Propaganda. “Scherer: do nazismo à terra vermelha”, com roteiro e direção de Miguel Fernando (Maringá Histórica), vai retratar a controversa vida do padre alsaciano Emil Clemens Scherer, que aqui ficou conhecido como Emílio Clemente Scherer. Por conta da temática e de parte das filmagens serem rodadas nas cidades alemãs de Stuttgart, Munich e Metten, a paleta de cores da identidade visual acabou lembrando as cores da bandeira daquele país (preto, vermelho e amarelo).  

“A inspiração tem estilo gótico nas letras e na composição das imagens, com nítidas alusões religiosas. No ornamento superior ao nome ‘Scherer’ há um crucifixo todo trabalhado, remetendo a uma joia de ouro. Quanto às texturas, há a predominância do ouro e seus brilhos, destacando-se sobre texturas de madeira envelhecida e a terra vermelha”, explica o publicitário Walther Thomé Jr. Ele conta que o artista da Sol Propaganda que desenvolveu a arte foi Rober Buzon e, além da própria equipe da agência, o roteirista e diretor Miguel Fernando também contribuiu com sugestões. “O processo criativo foi, verdadeiramente, de colaboração entre os envolvidos”, diz. 

Também há uma sobreposição de fotos antigas em preto e branco, uma de Scherer e outra da Capela São Bonifácio, a primeira de Maringá, construída na fazenda do padre. “Estão colocadas como elementos diáfanos, evocando lembranças do passado”, diz Thomé, que buscou fazer uma logomarca com grande impacto visual.

“Gostamos de pensar que a mensagem que essa programação visual passa é a de algo misterioso que será revelado. Algo que envolve toda a turbulência da época, num cenário intrincado com elementos da política, da religião, da guerra e do desbravamento de uma nova terra: a Terra Vermelha”, finaliza.

O roteirista e diretor do documentário revela que o roteiro trará informações pouco conhecidas e que provocaram grande espanto do público. “Scherer integrou um grande esquema que revelaremos no documentário. O que posso antecipar é que há desvio e lavagem de dinheiro, os quais resultaram em prisões e fuga”, antecipa Miguel Fernando. 

“Scherer: do nazismo à terra vermelha” será produzido em novembro, no Brasil e na Europa, e tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2023.  

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Patrocínio: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Rivesa Volvo, FA Maringá, Crivialli do Brasil e Arilu Distribuidora

Realização: Maringá Histórica e Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.