Giampero Monacci

1954


Com texto de Marco Antonio Deprá e contribuição de Ângelo Rigon.

Filho único de Giovani Monacci e Anna Venture, Giampero Monacci nasceu em Pisa, na Itália, no dia 3 de setembro de 1925. Depois do final da II Guerra Mundial, casou-se com a francesa Maria Louise Angele Monacci. A lua-de-mel seria na Argentina, porém, durante a viagem de navio conheceu o então diretor do Ginásio Maringá, Anthero Alfredo Chaves Santos, que o convidou para conhecer a jovem cidade de Maringá, que clamava por bons professores.

Giampero chegou ao Brasil em março de 1954, aceitou o convite do professor Anthero e em junho já estava na lecionando no Ginásio Maringá.

Desde então lecionou francês, inglês, matemática, física, química, estatística e mecanografia. Atuou em estabelecimentos de ensino em Mandaguaçu, Campo Mourão, Loanda, Sabáudia, Cianorte e Mandaguari, sempre residindo em Maringá. Foi diretor de colégio e inspetor regional de ensino.

Giampero Monacci faleceu aos 38 anos, no dia 11 de junho de 1964, dez anos após ter chegado ao Brasil. Seu corpo está sepultado no Cemitério Municipal de Maringá.


Em 1970, foi criada a “Olimpíada de Matemática Professor Giampero Monacci”, iniciativa da Prefeitura Municipal, Rotary Club e Inspetoria Regional de Ensino. Este evento movimentou escolas e alunos incentivando o ensino da matemática. Depois de alguns anos deixou de ser realizada.

Atualmente Giampero Monacci empresta seu nome a uma rua no Jardim Novo Horizonte em Maringá e a um Colégio Estadual na cidade de Itambé.

Fontes: Blog do Rigon / Acervo Maringá Histórica.



Foram encontrado(s) 3 registros relacionados ao pioneiro Giampero Monacci

1950

Personalidades em frente ao Colégio Marista - Final dos anos 1950

O registro foi feito em frente ao Colégio Maringá, na avenida Tiradentes, provavelmente, no final da década de 1950. Nele é possível identificar os professores José Hiran Saleé, Geraldo Altoé e Giampero Monacci, além do bispo, Dom Jaime Luiz Coelho. Reconheceu os demais personagens? Deixe um comentário. Fontes: Acervo [...] Leia mais


1962

Formatura do Colégio Estadual Gastão Vidigal - 1962

Essa formatura dos alunos do Colégio Estadual Gastão Vidigal aconteceu nos dias 9 e 11 de dezembro de 1962, no Cine Paraná, localizado na avenida Brasil próximo da praça Rocha Pombo.  Na oportunidade, os homenageados foram: prof. Giampero Monacci, como paraninfo; Enio Pipino, como patrono; prof. Renato B[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.