Escola Rural Giampero Monacci - 1968

1968


Na história da educação de Maringá é necessário um capítulo especial para as escolas rurais, que alfabetizaram grande parte da população, especialmente filhos de agricultores e fazendeiros, próximo às áreas de produção. 

Uma dessas unidades é a Escola Rural Municipal Giampero Monacci, na estrada Bandeirantes. 

Giampero Monacci, italiano, nasceu na cidade de Pisa, em 1925. Depois do final da II Guerra Mundial, casou-se com a francesa Maria Louise Angele. Em viagem lua-de-mel para a Argentina, de navio, conheceu Anthero Alfredo Chaves Santos, diretor do Ginásio Maringá (Colégio Marista), que o convidou para ser professor do Ginásio.

Em 1954 estava instalado em Maringá e lecionando na escola do professor Anthero, cumprindo uma carreira dedicada à educação. A Escola Rural da estrada Bandeirantes recebe o seu nome como homenagem. Além disso, a Lei nº 748 de 1970 nomeia Giampero Monacci a olimpíada de Matemática local. Já a Lei nº 1402, de 24 de setembro de 1980, denomina uma rua com o seu nome. 

Giampero faleceu em 1964, dez anos após sua chegada ao Brasil.


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.