Sede da Umes - Década de 1960

1960


A União Maringaense de Estudantes Secundaristas (Umes) é uma associação de amparo e fomento ao grupo estudantil da cidade, fundada em 1959 e instalada no terreno doado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. A sede, localizada na avenida Cerro Azul,  possui arquitetura modernista icônica. 

O espaço foi utilizado pela Umes, bem como restaurante estudantil, e durante curto período, como casa do estudante. 

A Umes, que tinha uma diretoria de cultura, realizava festivais estudantis de música, concurso de beleza e de pintura, dentre outras atividades. 

Pela arquitetura singular, a sede foi ilustrada por Nelson Poppi, e aparece na publicação “Maringá: Geografia Regional”, escrito por Renato Bernardi, em 1964. 


A importância histórica do edifício chamou a atenção do vereador Aldi Cezar Mertz, que redigiu e aprovou na câmara a Lei nº 5114, de 28 de dezembro de 2000, que autorizou o poder público municipal a tombar o edifício como patrimônio histórico municipal. Entretanto, o processo não foi concluído. 

Atualmente o prédio é utilizado como sede do Ministério Público em Maringá.


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.