Palhaço Lambretinha - Década de 1960

1960

Altamiro Tavares é o homem por trás da figura do palhaço Lambretinha. Nascido em 1938 no Rio Grande do Sul, Altamiro esteve em Maringá pela primeira vez em 1948, aos 10 anos, acompanhando o pai, Antonio Laurentino Tavares, o Professor Janes, atração e secretário do Circo Karlos do Timbica. 

Voltou a Maringá em 1955, aos 17 anos, agora para fundar com o pai o Circo Flexas Humanas Circus, onde passou a atuar como palhaço sob a alcunha de Lambretinha, uma das maiores atrações do empreendimento artístico. Lambretinha não foi o primeiro nome artístico. Altamiro usou também o nome de Palhaço Pinguim, mas achou que soava ‘frio’, então optou por Lambretinha, atuando como ator e também trapezista. 

Sua estréia como cômico foi em um espetáculo na cidade de  ngulo, onde conheceu sua primeira vaia. Depois especializou-se no Rio de Janeiro com grandes nomes do circo nacional, como os palhaços Carequinha, Arrelia e Piolin. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / LEAL, João Laércio Lopes. História Artística e Cultural de Maringá. 1936-1990. Imprima Conosco: 2016.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.