No ar: TV Cultura Canal 8 - 1975

1975


Matéria publicada em 30 de janeiro de 1975 no Diário do Paraná, de Curitiba. Cheia de adjetivos (muito comuns na imprensa da época), o texto antecipa o que seria a TV Cultura de Maringá, atual RPC Maringá. 

O terreno onde até hoje a emissora funciona pertenceu ao Instituto Filadélfia de Maringá, colégio que funcionava em parte daquele prédio até 1974. “O colégio era um empreendimento de algumas igrejas evangélicas como Presbiteriana Independente, Presbiteriana, Batista, Metodista e Missionária Unida”, explica o pesquisador Marco Antonio Deprá para o Maringá Histórica.  

Devido a muitas dívidas, o terreno do Instituto Filadélfia foi vendido. “A instituição ocupava toda a Quadra nº 9 da Zona 5, que depois foi subdividida em lotes. O maior deles foi vendido ao empresário Samuel Silveira”, acrescentou Deprá. 

Eis a íntegra da matéria publicada em Diário do Paraná: 

“MARINGÁ — (Correspondente) - Em breve estará no ar a TV Cultura Canal 8 trabalhando com os mais sofisticados aparelhos importados e transmitindo com uma antena única no gênero na região Sul do Brasil.

O prédio está praticamente concluído e a gigantesca torre já está montada. A aparelhagem já se encontra em Maringá. O pessoal já está sendo selecionado e os melhores programas foram contratados. Quando a TV CULTURA Canal 8 criar suas programações, o maringaense vai se orgulhar ainda mais de sua terra, tão pródiga na técnica e perfeição.

O PREDIO

Onde antigamente se encontrava o Instituto Filadelfia, máquinas e homens trabalham com técnica para transformar o local em berço da TV CULTURA. Do antigo prédio poucas coisas restam. Tudo for transformado, novas unidades foram erguidas e outras reformadas. Toneladas de terra, cimento e pedras foram misturados para que a qualidade técnica do som fosse alcançada. Agora está quase tudo concluído para receber todo o maquinário de TV ultra moderno e de perfeição máxima. 

O prédio localiza-se entre as praças Frei Caneca (hoje dos Expedicionários) e Sete de Setembro, com frente para a rua Santa Joaquina de Vedruna. O terreno atravessa toda a quadra e nele será implantado todo o complexo da TV CULTURA, Canal 8, que dentro em breve será captada pelo seu televisor.

A TORRE

Olhando para o lado do Maringá Velho se nota à noite quatro luzes vermelhas, piscando no céu. É a torre da TV CULTURA. Uma estrutura de aço com 60 metros de altura, novo tipo de antena transmissora de imagem de televisão que foge ao estado convencional das torres tipo Eiffel.  

É uma das mais altas do país, pois entre nós ainda não se constroem antenas gigantescas como a da KTHI TV na cidade de Fargo, no estado de Dakota, nos Estados Unidos, que tem a altura de 629 metros.

Foi um árduo trabalho levantar toda a torre. Por muitos dias o técnico Joaquim Monte Negro e sua equipe ergueram o esqueleto de aço, amarrado por diversos tirantes de grossos cabos

A ESPERA

Há muito tempo que um grupo de empresários de Maringá for autorizado pelo Ministério das Comunicações com aval da Dentel para organizar uma estação de televisão na cidade. Com muita calma, muto tato, muitas observações, muita pesquisa e muito amor, os diretores da nova empresa estudaram os melhores projetos, para finalmente iniciar a construção da TV.

Os melhores locais da cidade foram observados e finalmente escolhido o Instituto Filadélfia cujo prédio e terreno foram adquiridos e imediatamente iniciada a construção.

Tudo foi feito sem alarde, mas hoje é necessário que o maringaense tome conhecimento que possui uma estação de TV inteiramente sua, feita por gente de Maringá. A TV CULTURA Canal 8 é mais um motivo de orgulho para a cidade, para todo o Norte do Paraná, para todo o Estado.”

Fontes: contribuição de Marco Antonio Deprá / acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.