O fim de “O Semeador” - 2009

2009


Painel de cimento “O Semeador”, dias antes de sua demolição, em junho de 2009. Ficava no antigo Pilekinho, bar que funcionava na rua Lauro Werneck, em frente à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi o segundo painel construído pelo artista plástico de Mandaguari, Eder Portalha, o mesmo de “Os Pioneiros”, localizado no Colégio Santa Cruz. O local do bar foi ocupado por um prédio. 

O Pilekinho fechou no final de 2007 e, algum tempo depois, o terreno foi cercado por tapumes. Em 3 de junho de 2009, o jornalista Fábio Massalli, de O Diário do Norte do Paraná, narrou os últimos dias do painel. A matéria registrou:

“Para os que conheciam a obra de arte, havia esperança que fosse preservado. Em meados do ano passado, com todas as paredes do bar demolidas, ele ainda estava praticamente intacto. O mestrando em Ciências Sociais, Tiago Valenciano, 22, é um dos que tinham boas lembranças da obra de Portalha. ‘O painel representava a história e era uma obra artística que deixava o bar mais bonito. Quiçá todos os bares tivessem essa preocupação’, lamenta.

No início do ano passado, Valenciano, juntamente com o estudante de Direito, Rodolfo Vassoler, e o Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia Mourãoense de Letras, o historiador Jair Elias dos Santos Junior, fizeram uma tentativa de salvar o painel.

Eles entraram com um requerimento junto à Secretaria de Cultura solicitando a remoção do painel e sua instalação em um local público. Entretanto, foi em vão. ‘A secretaria não podia entrar porque era um local privado e nós não tínhamos onde colocá-lo’, lembra. Agora sobraram apenas as lembranças de ‘O Semeador’.” 

Fontes: O Diário do Norte do Paraná (texto de Fabio Massali e foto de Ana Luiza Verzola) / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.