Sede social do Aero Clube de Maringá - Década de 1950

1950

Apesar de aviões de pequeno porte já estarem pousando em campos improvisados de Maringá desde o primeiro ano, em 1948 a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) executou o projeto de terraplenagem das pistas projetadas por Jorge de Macedo Vieira, sendo inauguradas em 18 de setembro de 1949.

O meio de transporte aéreo era uma escolha recorrente, especialmente numa Maringá que não possuía grande infraestrutura de estradas, mas que recebia uma elite financeira significativa. 

As relações sociais dessa elite eram muitas vezes travadas na sede social do Aeroclube, primeiro ponto de encontro entre os pioneiros mais abastados. 

Ainda de madeira, a sede ficava na avenida São Paulo, entre a então rua Aquidaban (atual Néo Alves Martins) e a avenida XV de Novembro, onde hoje encontra-se o Muffato Gourmet (antigo Mercadorama).

Na imagem, feita pelo fotógrafo pioneiro Tutomo Luiz Sanuki no início da década de 1950, vê-se o edifício de madeira, cercado com ripas, na avenida de chão batido. Na placa lê-se Aero Clube Maringá - Sede Social. 

Nesse local aconteceram os primeiros bailes, reuniões e eventos políticos, formaturas, festas e afins, sendo um dos principais destaques da vida social da Cidade Canção. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.