O legado do prof. Jacó Gimenes

1969


Durante as últimas décadas, Manoel Jacó Garcia Gimenes, mais conhecido como professor Jacó, vinha se dedicando ao planejamento e desenvolvimento do Turismo pelo interior do Paraná, sobretudo, nas regiões Norte e Noroeste. Entusiasta pelo tema, fundou a Rede de Turismo Regional (Retur), que coordenava ao lado de sua companheira, Wanda Pile. 

Em decorrência de complicações ocasionadas por um câncer, Jacó Gimenes faleceu no dia 27 de outubro em Curitiba, aos 70 anos. Contudo, além do Turismo, o seu legado é ainda mais significativo para Maringá e região. 

Manoel Jacó Garcia Gimenes nasceu em 1953 na cidade paulista de Franca. Sabendo da criação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2 de dezembro de 1969, mudou-se para nova cidade, no Noroeste do Paraná. Quase dois anos depois, ingressou na recém-fundada instituição para cursar licenciatura em Química. Jacó integrou a sua primeira turma, da qual viria ser orador durante a formatura que ocorreu em dezembro de 1974.

Já em maio de 1975, iniciou carreira como docente na UEM, onde exerceria diversas funções, como chefe do Departamento de Química, diretor do Centro de Ciências Exatas, pró-reitor de Ensino e Pesquisa (1982 e 1983) e vice-reitor (1986 a 1990). Aposentado, mas sempre engajado, desde março de 2023, Jacó Gimenes compunha o Conselho de Integração Universidade-Comunidade (CUC).


Segundo veiculado pela Assessoria de Comunicação da UEM, ao virar vice-reitor, o professor Jacó tornou-se, junto com Fernando Ponte de Souza, companheiro de chapa, os primeiros gestores da universidade eleitos democraticamente. Afinal, até então, durante o regime militar, os dirigentes das instituições públicas de ensino superior eram nomeados pelos governos mediante apresentação de uma lista sêxtupla.

Logo no início daquela gestão, Jacó e Fernando se destacaram por terem assumido, a pedido dos estudantes, o compromisso de não reajustarem o preço das mensalidades. O compromisso foi mantido e esta iniciativa teve importância fundamental no avanço da conquista da gratuidade do ensino nas universidades estaduais públicas paranaenses.


Um fato curioso é que em 1982, numa consulta feita à comunidade universitária da UEM, Jacó foi o preferido para assumir a Reitoria, apesar da inexistência do voto direto à época. Porém, o então governador Hosken de Novaes decidiu se guiar pela tradicional lista para fazer a nomeação, ignorando a preferência dos membros da comunidade. Então, aquela gestão da reitoria ficou sob o comando do jovem professor Paulo Roberto Pereira de Souza junto de seu vice, Daniel Domaszak.

Entre 1984 e 1985, Jacó Gimenes atuou em Curitiba, na Secretaria de Estado da Educação, como coordenador do Centro de Ciências do Paraná – PADCT/SPEC, quando proferiu palestras e cursos em todas as regiões do Paraná. No período de 1990 a 1992, implantou e presidiu a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri (FADCT), que viabilizou a instalação da UEM com o Câmpus Regional de Goioerê. Também teve atuação decisiva no surgimento dos câmpus regionais do Noroeste (CRN) em Diamante do Norte, e do Arenito, em Cidade Gaúcha.

Em Campo Mourão foi Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de 1994 a 1997 e assessor de Desenvolvimento junto à Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), onde implantou, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), o Programa de Desenvolvimento nos Municípios (Proder). 

Em 1996, Jacó criou naquela cidade o Instituto de Cultura e Desenvolvimento, responsável pela prestação de serviços em Educação Empreendedora, Gestão Municipal e Negócios do Turismo. O órgão tinha como clientes prefeituras municipais, empresas, instituições de ensino e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar). Ainda em Campo Mourão, presidiu o Conselho Municipal de Turismo e coordenou o Processo de Municipalização do Turismo, com a conquista do Selo Ouro junto ao Governo do estado do Paraná. Nesta época teve início a construção do Roteiro Gastronômico do Turismo Regional via Projeto Bem-te-vi, pelo qual diversos municípios oferecem hoje seus pratos típicos. 

Em maio de 2003, o professor Jacó institucionalizou em Maringá o movimento iniciado anos antes na forma de uma organização da sociedade civil de interesse público, a Rede de Turismo Regional (Retur). Exerceu o cargo de presidente desta entidade e atuou como técnico junto aos projetos de desenvolvimento sustentável pelo Turismo.

Aposentado como professor adjunto em junho de 2004, vinha atuando como assessor do Gabinete da Reitoria para dar apoio na viabilização de alguns projetos da administração da universidade, entre eles a Escola de Desenvolvimento Regional (EDR), lançada em novembro de 2022. Há alguns meses, Jacó Gimenes havia se mudado para Curitiba para atuar como diretor da Secretaria de Turismo do Paraná (Setu).

Fontes: ASCOM - UEM / Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.