Escola de Corte e Costura "Bom Vestir" de Fumiko Abe - Década de 1950

1950



A Escola de Corte e Costura "Bom Vestir", segundo Ricardo Abe, funcionou entre os anos 1955 e 1960.

O empreendimento, de fundamental relevância para aquela época, era de propriedade de Fumiko Nakashima Abe e ficava instalado na avenida Herval, possivelmente, próximo da avenida Tamandaré. 


Registrada na Secretaria de Educação e Cultura, a escola formou muitas garotas com o ofício, permitindo que parte delas ingressassem no mercado de trabalho rumo à sua independência. 

A última imagem mostra a 2ª Turma de diplomandas da Escola de Corte e Costura "Bom Vestir". À frente, sentados, é possível reconhecer o jornalista Ivens Lagoano Pacheco (com óculos escuros), o promotor público João Paulino Vieira Filho (de bigode e sem óculos) e, à extrema direita, está o então vereador Jorge Sato (UDN). Ao centro, com vestido florido, aparece Aiko Nakashima, e, ao seu lado, de branco, está a sua irmã e proprietária do estabelecimento de educação profissionalizante, Fumiko Nakashima Abe.

Fontes: contribuições de Elaina Melo e Ricardo Abe / Acervo da Família Abe / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.