Obras estagnadas da Catedral - 1967

1967

Ao contrário do que muitos pensam, as obras do projeto cônico da Catedral Nossa Senhora da Glória não foram executadas de maneira constante ao longo dos 14 anos que levou para ser concluído. 

Embora a sua pedra fundamental tenha sido lançada em 1958, e a comunidade ter apoiado e doado recursos, a construção teve várias interrupções. No início da década de 1960, chegou até haver questionamentos de que o bispo Dom Jaime Luiz Coelho estaria priorizando a edificação do Seminário Diocesano ao invés de concluir o templo. 


A verdade é que em outubro 1967, portanto, nove anos depois de iniciado o projeto, a Catedral ainda não tinha saído do chão. Suas capelas estavam inacabadas e o cone era incipiente, conforme a imagem mostra. 

A partir de então, diversas campanhas foram promovidas com o objetivo de acelerar a construção, que ganharia forma, de fato, no início da década seguinte, vindo a ser concluída em outubro de 1972. 

Fontes: Acervo da Família Buosi / Folha do Norte do Paraná de 18 de outubro de 1967 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.