Sede da CTNP - Início dos anos 1950

1940


A imagem mostra a esquina da avenida Duque de Caxias com a então rua Bandeirantes, possivelmente, do início da década de 1950. 

Em destaque surge imponente a sede da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), sigla que consta na fachada acima da entrada do prédio. Um pequeno grupo de pessoas se aglomera em frente à porta metálica, provavelmente, aguardando a abertura do expediente. 

A vegetação rasteira aparece pelas vias, indicando que o processo de limpeza de ruas e avenidas ainda estava em curso. Iniciado alguns anos antes, aquela benfeitoria visava apresentar a cidade conforme fora previsto pelo projeto do urbanista Jorge de Macedo Vieira. Em volta da sede da colonizadora, percebe-se pequenas proteções em madeira pela calçada, onde foram plantadas mudas provenientes do Horto Florestal. 

Em 1951, essa empresa teria sua razão social alterada para Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, quando passou a adotar a sigla CMNP. Naquele movimento, diversos outros segmentos foram incorporados às atividades econômicas do grupo empresarial paulista. 

Fontes: Acervo da Família Buosi / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.