Dia especial para detentos de Maringá - 1958

1958


Em 1º de agosto de 1958, os detentos da cadeia de Maringá tiveram um dia especial. Segundo texto de Fernando Mario e fotos de Correia Junior, em matéria veiculada na revista A Estampa, de setembro daquele ano, o evento só foi possível graças ao empenho de Haroldo Cordeiro, delegado regional de polícia, em parceria com as irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. 

A partir das 15h daquele dia, a Guarda Urbana formada em frente ao prédio de alvenaria em construção da delegacia e cadeia pública, localizado na avenida Paraná esquina com a então rua Guaíra, anunciaram a chegada do bispo Dom Jaime Luiz Coelho. Naquela época, as celas e o espaço  ocupado pela polícia ainda era uma edificação de madeira. 


Dom Jaime entronizou a imagem de São Pedro no espaço em obras, procedendo a sua benção. Na sequência, o bispo agradeceu a carta que lhe havia sido enviada pelos detentos em função de seu aniversário, que havia ocorrido em 26 de julho. Por fim, os presos foram liberados para desfrutarem de uma mesa posta com doces, bebidas, salgadinhos e cigarros. 

Diversas autoridades marcaram presença naquele evento, tais como o prefeito Américo Dias Ferraz  e o chanceler do bispado, o padre Haddad, que aparecem na mesa com Dom Jaime Luiz Coelho na terceira imagem; Zeferino Mozzato Krukoski, juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Maringá, foi flagrado ao lado do coronel Haroldo Cordeiro e de Dom Jaime, na quarta foto.  Dentre outros que foram citados, estiveram naquela solenidade: Benedito Evangelista, coronel na reserva; José Pacheco, da Sorveteria Copacabana; Vanor Henriques; representada por Lauro Fernandes, Túlio Vargas, Edmundo Pereira Canto, Queenti Matsuura, Tertuliano dos Passos, Luiz Carlos Borba, Altino Borba, Wilson Saenz Surita, Mario Clapier Urbinati e José Carlos Cal Garcia, a Associação dos Advogados de Maringá; Sebastião Ozório da Fonseca, gerente do Banco Brasileiro de Descontos S.A.; Erwin Frohlich; João José Felix, Perdigão Maia e Silvio Valente Saboia, pela Maçonaria; Justino Gomes de Morais; Tadeu Schalkoski; o vereador Benedito Dias; Antonio Mossuranga. Além deles, comparecem também algumas irmãs Carmelitas e familiares dos detentos. 


Fontes: Os detentos da cadeia de Maringá tiveram seu dia. Texto de Fernando Mario e fotos de Correia Junior. A Estampa de setembro de 1958 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.