Aristocratica, a caninha mais rara de Maringá

1956

Devido a ampla propaganda, a família Buosi, que então residia em Neves Paulista, optou por se mudar para Maringá. Nascido em 25 de março de 1923, na cidade de Monte Azul Paulista, Waldemar Buosi comprou um terreno na nova cidade em 1950 e em julho do ano seguinte transferiu residência para o Noroeste do Paraná. 

Avaliando as condições, deu início a construção de um prédio na avenida Mauá, onde instalou uma fábrica de refrigerantes, vinagres e depósito de vinhos. Em homenagem a mãe, a indústria levou o nome de Virginia, tendo sido fundada em 1º de outubro de 1951. Vale destacar que Waldemar Buosi escolheu este tipo de atividade porque havia trabalhado na área e detinha alguma experiência no ramo. 

A Virginia também se transformou em depósito de cervejas, águas minerais, vermutes e conhaques. Durante os dez anos iniciais de atividades, Waldemar Buosi conciliou duas atividades na indústria: o engarrafamento de aguardente e a produção do guaraná e da soda-limonada Buosi. A ascensão da cachaça, no entanto, se deu em 1958, quando lançaram a "Caninha JK", em homenagem ao então presidente da república. 

A empresa passou a revender produtos da marca Brahma em 1961, tornando-se seu distribuidor exclusivo quatro anos depois. Com essa transição, seu nome foi alterado para Comercial de Bebidas Virginia Ltda. Como o passar dos anos, a Virginia foi crescendo e Waldemar passou a contar com a ajuda dos filhos em sua administração. O primeiro a ingressar nos negócios da família foi Waldemar Buosi Filho, ou Didi como é mais conhecido. Eduardo Buosi, o Duda, entrou para a empresa em 1985. Em 1999, Paula Buosi Fabre também começou a trabalhar ao lado do pai, dos irmãos e da tia, Núria Nanete Buosi. 

Da aguardente que Waldemar Buosi fabricava restou uma reserva particular guardada e curtida em tonel de carvalho. Trata-se de uma pérola preciosa, só degustada e partilhada em ocasiões especiais. Esta reserva especial é mantida desde 1956 e o produto envazado a partir dela tem o nome de Aristocratica (sem acento mesmo). 


A dona Virginia Maria Luppi Buosi faleceu em outubro de 1992. Seu filho, o senhor Waldemar Buosi partiu em 25 de novembro de 2004, aos 81 anos. 

Hoje, a empresa é referência no mercado de bebidas em boa parte do Paraná. 

Fontes: Acervo da Família Buosi / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.