Residência de Haroldo Leon Peres - Anos 1950

1950


Haroldo Leon Peres era carioca. Nasceu em 2 de maio de 1927, quando o Rio de Janeiro ainda era Distrito Federal. Seus pais se chamavam Nair e Jaime Leon Peres. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, mudou-se para Maringá no início da década de 1950, onde instalou o seu escritório de advocacia.  

Logo que chegou na nova cidade também começou a atuar como professor no Colégio Estadual Gastão Vidigal, que na época funcionava em um prédio próximo à Catedral. 

Residindo na então rua Angustura, hoje Arthur Thomas, esquina com a avenida Herval - conforme foto, Haroldo era casado com Helena Gama de Miranda Leon Peres, com quem teve quatro filhos. 

Tendo concorrido sem sucesso nas eleições municipais de 1956, Leon Peres se elegeu deputado estadual em 1958. Reeleito em 1962, tornou-se deputado federal em 1966. 

Grande defensor do regime civil-militar, para a surpresa e sem o apoio de lideranças políticas estaduais, foi indicado como governador do Paraná em 1970. Ao tomar posse, ficou apenas oito meses à frente do cargo, ao longo de 1971, quando renunciou perante suspeitas de corrupção. 

Fonte: Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica. 

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.