Avenida Brasil - Final dos anos 1940

1940


Registro da avenida Brasil, no Maringá Velho, no final dos anos 1940. 

A imagem traduz bem o sentimento de "zona pioneira" ou, como destacado pelo advogado Jorge Ferreira Duque Estrada, "velho oeste". Assim foi o começo da cidade. 

À esquerda aparece a primeira construção de alvenaria com mais de um pavimento de Maringá, o Edifício Langowski, que teria sido construído em 1945. 

Percebe-se ainda a grande movimentação de pessoas, em sua maioria, vestindo roupas claras, como era a moda da época. Esse habito gerava grandes problemas, pois não havia pavimentação pela cidade. Durante períodos de estiagem, a poeira era terrível. Com as chuvas, os lamaçais e o barro se tornavam implacáveis até para veículos pesados. 

Poucos destacam, mas o Maringá Velho fica em uma das regiões mais altas da cidade. Por essa razão quando analisamos essa foto não vemos planícies em seu horizonte. Lançado em 1947 a leste desse núcleo inicial, o Maringá Novo foi estabelecido em uma região mais plana, o que permitia a percepção do crescimento urbano. Estratégias muito bem estruturadas pela então Companhia de Terras Norte do Paraná. 

Fonte: Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.