Qual a relação de Maringá com a Copa Feminina de Futebol? - 1991

1991

A Copa do Mundo de Futebol Feminino, organizada pela FIFA - Federação Internacional de Futebol, é um evento realizado a cada quatro anos, sempre após a edição masculina da mesma competição. A primeira edição feminina aconteceu na China no ano de 1991. 

Mas antes da Copa ser realizada, há fases regionais, classificatórias, que selecionam as 31 equipes que irão competir.  A trigésima segunda vaga é sempre do país anfitrião. 

A Copa América Feminina é a fase classificatória que seleciona a equipe da América do Sul a competir no evento mundial. E a primeira edição da modalidade feminina aconteceu em Maringá. 

O ano era 1991 e a expectativa para a primeira Copa de Futebol Feminino era grande. As equipes sul-americanas a disputar foram Brasil, Chile e Venezuela. O Estádio Regional Willie Davids foi o palco da disputa, de uma única fase. 

O primeiro jogo aconteceu no dia 28 de abril daquele ano, quando o Brasil venceu as chilenas em uma partida por 6 a 1. Em 1º de maio, o Chile enfrentou a Venezuela e venceu por um a zero. No dia 5 de maio, o Brasil venceu a Venezuela por seis a zero.

A imagem mostra a seleção brasileira de futebol feminino no gramado do Estádio Regional Willie Davids durante aquela etapa, em 1991. 

Argentina, Bolívia e Equador participaram pela primeira vez da edição de 1995, que foi organizada em Minas Gerais. Já a terceira edição, realizada na Argentina, contou pela primeira vez com a participação das dez seleções da confederação, incluindo a estreia da Colômbia, Paraguai, Uruguai e Peru.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Museu do Futebol <https://museudofutebol.org.br/>.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.