Escola da ANPR - 1968

1968

A imagem mostra uma casa de alvenaria em um jardim onde há brinquedos infantis. A estrutura foi construída pelo Rotary Club na década de 1950, e ali ficava o Parque Infantil da Zona 2. 

O parque funcionou naquele local por anos, até o Rotary doar o espaço para a ANPR - Associação Norte Paranaense de Reabilitação, fundada em 1963 por meio de uma comissão da sociedade civil presidida pelo médico José Carlos Dias de Toledo, com o objetivo de atender naquele momento pessoas acometidas por poliomielite e outras deficiências físicas. 

Inicialmente, a instituição manteve sua sede na avenida Brasil até 1966, quando foi transferida para a estrutura na praça Papa João XXIII, conforme imagem. Passou a funcionar ali uma escola voltada para educação na modalidade especial. 

A ANPR ficou no local até 14 de maio de 1982, quando inaugurou nova sede na rua Walter Kraiser, na Zona 8, onde segue em atividade. 

Atualmente, a entidade é mantenedora da Escola de Educação Básica na Modalidade Especial que atende 262 alunos regularmente matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Mantém também a Oficina Ortopédica e o Centro Integrado Regional de Reabilitação, que assiste 285 pessoas com deficiência física neuromotora

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / ANPR <https://www.anpr.com.br/historico.html>.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.