Supermercado Catarinense - 1990

1990

Localizado na avenida Brasil, quase ao lado da praça José Bonifácio, vemos o Supermercado Catarinense em novembro de 1990. 

Aquele foi um período delicado para o grupo Catarinense S/A. Com sede em Maringá, a empresa havia entrado com pedido de concordada em 15 de novembro daquele mesmo ano. Devendo a bancos e fornecedores um montante de Cr$ 250 milhões, seus representantes justificaram a ação devido aos altos juros cobrados e a queda drástica nas vendas. 

Segundo matéria veiculada na época, a Catarinense S/A mantinha o quadro com 1.200 funcionários, distribuídos em 52 filiais, e um patrimônio avaliado em mais de Cr$ 5 bilhões. O maior acionista da empresa era João Mommensohn. 


Para conhecimento:

A Comercial Catarinense teve início no ano de 1948, em Paiçandu, com uma casa de secos e molhados dirigida pelos irmãos Conrado Andrea e João Mommensohn. O outro irmão, Francisco também fez parte dessa história do pioneirismo comercial da família. 

A vinda para Maringá ocorreu em 1956, quando foi aberto o comércio no varejo e no atacado na avenida Brasil, nº 4917, próximo à praça José Bonifácio. O estabelecimento, chamado Comercial Catarinense Ltda. funcionou como depositário dos produtos Brahma, secos e molhados, além da venda de ferragens em geral. 

O primeiro supermercado aberto pela Catarinense foi em Cascavel, no ano de 1971. Em Maringá, o Supermercado Catarinense foi inaugurado em 1976, no mesmo endereço da Comercial.

Em 1981, Francisco Mommensohn foi homenageado pelo Sivamar como “Comerciante do Ano”. Em 1995, o Grupo Catarinense vendeu suas lojas, que estavam instaladas em cidades do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

Fonte: O Diário do Norte do Paraná - 17 de novembro de 1990 / Foto - Walter Fernandes / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica / Livro - Maringá 70 anos - UNICESUMAR. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.